top of page
Buscar

Horários - Semana Santa 2025

  • Foto do escritor: padre José Ruy Correa Júnior
    padre José Ruy Correa Júnior
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.



É um grande prazer para nossa comunidade monástica partilhar um pouco de nossa vida com nossos amigos, vizinhos e visitantes. Isto é especialmente verdade no tempo forte das celebrações do Mistério Pascal de Cristo, Nosso Senhor e Salvador.



Por isso, temos a alegria de convidar a todos a celebrar conosco.


Horarários das celebrações:

Domingo de Ramos:

09h30

Quinta-feira, na Ceia do Senhor:

16h30

Sexta-feira da Paixão do Senhor:

15h

Vígília Pascal:

02h (madrugada do domingo)

Domingo da Páscoa, na ressurreição do Senhor:

10h (voltamos a celebrar neste horário!)


Para nossa reflexão, leiamos um texto de Isaac de Estrela, um importante padre cisterciense do século XII, que nos fala sobre a misericórdia do Esposo (Cristo) para com a esposa (a Igreja) em seu mistério pascal.


Tendo o excelso omnipotente tomado uma esposa humilde e fraca, a serva se fez rainha; e ela, que estava recolhida a seus pés, foi por ele posta a seu lado. Foi de seu lado, com efeito, que ela saiu; e lá foi que ele a desposou.

Assim como tudo o que é do Pai é do Filho, e como tudo o que é do Filho é do Pai (cf. Jo 17, 10), posto que, por natureza, eles são um só; assim o Esposo fez à esposa dom de tudo o que é dele, e de tudo o que é dela passou a partilhar, fazendo um também consigo mesmo e com o Pai: "Quero", diz o Filho ao Pai, em sua prece pela esposa, "que assim como eu e tu somos um, que todos sejam um, estando em nós" (cf. Jo 17, 21).

Deste modo, o Esposo, que, com o Pai, é uma só natureza e que é um só com a esposa, dela tirou o que achou impróprio, cravando-o na cruz (cf. Cl 2, 14), onde carregou seus pecados sobre o madeiro (cf. 1Pd 2, 24) e pelo madeiro os suprimiu. O que é próprio, o que é natural na esposa, ele assumiu e pôs sobre si; e o que lhe é próprio, o que é divino, ele deu. Com efeito, ele suprimiu o diabólico, assumiu o humano, deu o divino. Tudo o que é da esposa é assim do Esposo.

(Sermão 11, 9-10)



 
 
bottom of page