top of page

Comunicado sobre Dom Bernardo Bonowitz

Passaram-se pouco mais de quatro anos desde o retorno de Dom Bernardo para os Estados Unidos. Vivemos com ele um período de muitas perguntas e poucas respostas. A sua situação foi se esclarecendo lentamente e agora, tendo pela primeira vez uma informação que nos parece precisa, gostaríamos de compartilhar com todos o que aconteceu com Dom Bernardo e qual é o seu estado atual.


Santuário de Schoenstatt Curitiba - Mãe Rainha, dezembro de 2019


No fim de 2019, Dom Bernardo começou a manifestar sinais de exaustão. Ele, como sempre, permaneceu trabalhando e se doando, mas era visível que não estava em seu estado normal.


Em fevereiro de 2020, tivemos Visita Regular. Nosso Padre Imediato, Dom Gerard, constatou que a situação era séria e tomou a decisão de levá-lo para os Estados Unidos em vista de um período sabático, para descansar. Foi assim que nos despedimos dele no dia 18 de fevereiro de 2020. A partir deste momento, começamos a acompanha-lo a distância, recebendo notícias por Dom Gerard.


No dia 15 de setembro de 2020, Dom Bernardo oficialmente renunciou como Abade de Novo Mundo, e sua renúncia foi aceita pelo Abade Geral no dia 1º de outubro de 2020.


Pouco tempo após sua chegada aos Estados Unidos, Dom Bernardo começou a ter um declínio vertiginoso, alternando entre períodos no hospital e no mosteiro. Foi um período de muito sofrimento e confusão, em que sequer os médicos sabiam ao certo o que estava acontecendo com ele. Iniciou-se um verdadeiro calvário, que permanece até o momento presente. Durante um bom tempo, acreditou-se que ele tinha um quadro de depressão severo, mas, com tantas incertezas, preferimos não divulgar uma informação que não fosse sólida.


Em maio de 2023, Dom Paulo o visitou nos Estados Unidos. Tivemos algumas breves interações virtuais com ele, que estava um pouco melhor. Foi um momento de graça para nós, mesmo que fosse visível que ele não era mais o mesmo, demonstrando dificuldade nas interações sociais.


Em junho de 2024, Ir. Mateus teve a oportunidade de visitá-lo, mas o declínio havia se acentuado muito. Apenas em um momento pôde ter uma interação social com ele; nos outros momentos, ele apenas demonstrava reconhece-lo, mas permanecia em silêncio, todo o tempo na cama.


Foi há pouco tempo que foi confirmado o diagnóstico de Dom Bernardo com demência de corpos de Lewy (LBD). Essa condição é bem menos conhecida do que o Alzheimer ou o Parkinson, mas vem se tornando mais familiar nos últimos tempos, especialmente após o ator norte-americano Robin Williams ter sido diagnosticado com a doença após seu suicídio em 2014.


LBD é uma doença difícil de ser diagnosticada. Ela compartilha sintomas com outras condições e, em geral, suas primeiras manifestações são facilmente confundidas com as de outras patologias. Ao contrário do Alzheimer, que é progressivo e irreversível, a LBD apresenta flutuação dos sintomas, o que causa a impressão de que a pessoa está melhorando para, logo depois, piorar. Com o tempo, somam-se os sintomas motores, o que pode levar a um diagnóstico de Parkinson (por um tempo considerável, essa era a condição que os médicos acreditavam que Dom Bernardo tinha).


Um dia a pessoa está em catatonia, no dia seguinte está conversando e ativa, com a memória aparentemente intacta, e no dia seguinte retorna à catatonia.


Finalmente, devido a um psiquiatra indiano - um dos diversos médicos que ajudaram Dom Bernardo - ele foi diagnosticado oficialmente com LBD. Pelo que se conhece da doença, ele já está entrando (se é que não entrou) no estágio final, o que significa que está no período final de sua vida, que pode durar de um a dois anos.


Pedimos suas orações por ele, que vive uma verdadeira Páscoa. Rezemos também em ação de graças por tudo que ele representa para nossa comunidade, nossa Ordem e para a Igreja do Brasil. Infelizmente, não é possível se comunicar com ele.


Fiquemos unidos enquanto Deus completa Sua obra na vida de Dom Bernardo, preparando-o para seu encontro definitivo com o Senhor.



3.849 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page